Programas infantis que deixaram saudade

Programas infantis que deixaram saudade

Programas infantis que deixaram saudade

Brincadeiras como "pega pega", "pique esconde" e "adedanha" são algumas das diversões mais conhecidas entre várias gerações.

Mas se você foi criança entre os anos 90 e 2000, certamente aos vinte e poucos anos tem memórias de programas de TV que marcaram sua infância. Vamos relembrar alguns destes momentos juntos? Confira a lista que fizemos para recordar a época!
 

 

1) TV Colosso

Um dos primeiros programas de TV que vem à cabeça quando o assunto é a infância nos anos 90, é a TV Colosso. Lançado pela Rede Globo em 1993, com uma pegada  infanto-juvenil, os episódios eram estrelados por bonecos e alternavam os quadros com exibição de desenhos animados. O elenco de bonecos era composto por 28 fantoches, sendo 25 cachorros e três pulgas.

Entre os protagonistas, Sheepdog, Priscila, o operador Borges, um bulldog que era o diretor de imagem e ficava na cabine de controle da programação, que chamava os desenhos animados animados que complementavam a programação. Deu saudade? Relembre a abertura do programa:
 


 

Atualmente o programa não está em exibição, mas alguns episódios podem ser assistidos por meio de canais no Youtube. Veja um deles aqui!  
 

2) Castelo Rá-Tim-Bum

Lançado em 1994, o Castelo Rá-Tim-Bum foi produzido e exibido pela TV Cultura. Rapidamente se tornou uma das séries infanto-juvenis e educativas com maior audiência na época e atingiu a marca de 90 episódios gravados.

Em sua sinopse, Nino é um garoto de 300 anos que vivia com seu tio, o Dr. Victor, um feiticeiro e cientista, e com sua tia-avó Morgana, uma feiticeira de 6.000 anos de idade. Os três moravam em um castelo na cidade de São Paulo e passavam por situações inusitadas a cada capítulo. 
 

Em 1999, surgiu o "Castelo Rá-Tim-Bum, o filme". O longa metragem é vagamente baseado na série de televisão, sem nenhuma continuidade de enredo e com a soma de novos personagens. A identidade do castelo foi modificada e ao invés da tradicional maquete, o Palácio dos Cedros, no bairro Ipiranga, em São Paulo serviu de locação para as gravações. Nino, que era interpretado pelo adulto Cássio Scapin, passou a ser vivido pelo ator infantil Diegho Kozievitch. As demais crianças, que eram vividas por atores pré-adolescentes, foram interpretadas por crianças mais novas, dando a entender que o filme se passa cronologicamente antes da série (quando Nino era mais novo e ainda não conhecia Pedro, Biba e Zeca, que na época do filme não eram nascidos). O filme foi exibido por diversas vezes na TV Globo e na própria TV Cultura. 

 

O filme completo foi publicado em alguns canais do Youtube, assista aqui. OS episódios da série não são mais transmitidos, mas podem ser assistidos no canal oficial do Castelo Rá-Tim-Bum.
 

3) Bom Dia & Cia

O programa Bom Dia & Cia começou a ser exibido pelo SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) em 1993, sob o comando da apresentadora Eliana. A princípio, tinha uma casa como cenário e seu formato era totalmente educativo. No ano seguinte, Eliana passou a ter a companhia do fantoche Melocoton. Em 1995 as gravações passaram a contar também com Bizuca, uma minhoca que somente a apresentadora entendia o que falava.
 

Ao longo dos anos, outros apresentadores comandaram o programa, como Jackeline, Yudi, Priscilla, Maísa e Silvia Abravanel, que atualmente protagoniza a programação.

Bom dia & Cia pode ser assistido por meio de TV aberta no SBT de segunda à sexta-feira das 10h15 às 13h30. Por lá, brincadeiras, games e desenhos animados garantem o entretenimento da criançada. 

 

 

4) Xuxa Park 

O Xuxa Park foi produzido e exibido pela Rede Globo em 1994. Com direção de Marlene Mattos e apresentação de Xuxa Meneghel, o programa ocorria aos sábados pela manhã. Em seu conteúdo, apresentava desenhos, atividades e games. As gravações aconteceram até janeiro de 2001 e deixaram saudade em crianças e adultos. Reveja o episódio de abertura da produção!

 

 

Para rever alguns capítulos da programação de Xuxa Park clique aqui
 

5) Band Kids

O Band Kids foi um programa infanto-juvenil transmitido pela  Rede Bandeirantes de TV e contava com a exibição de animações e seriados. Com estréia no ano 2000, os episódios eram comandos por Renata Sayuri, que interpretava a personagem Kira, uma criação lúdica para atrair o público, uma vez que a maioria das atrações eram animes japoneses. O projeto surgiu para completar a programação da emissora, que já apresentava desenhos como Bucky, El Hazard e Dragon Ball Z exibidos no fim do dia.
 

Com o fim das transmissões do Band Kids, nos resta matar a saudade pela internet. Clique aqui e veja alguns episódios do Band Kids que ficaram na memória!

 

Você também pode se interessar:

 BRINCADEIRAS PARA A FAMÍLIA FAZER EM CASA

DICAS DE JOGOS ONLINE GRATUITOS PARA COMPUTADOR

MELHORES FILMES DA NETFLIX

 

Publicidade

Zine Cultural
PRÓXIMOS EVENTOS

Agenda completa
Programação Mercado Municipal de Juiz de Fora
Hoje Outros Eventos
31 07
31/07 (sex) - 01/08 (sáb)
19:00 - 22:00
Juiz de Fora
Mercado Municipal

Agenda de Música ao Vivo @ Café Muzik
Hoje Bares com Música Ao Vivo
31 07
31/07 (sex) - 01/08 (sáb)
21:30 - 04:00
Juiz de Fora
Café Muzik

23ª Campanha de Popularização Teatro & Dança @ Juiz de Fora/MG
Dança
01 08
01/08 (sáb) - 31/08 (seg)
00:00 - 00:00
Juiz de Fora
Juiz de Fora / MG

Agenda Mensal de Música ao Vivo @ Cultural Bar
Bar
01 08
01/08 (sáb) - 02/08 (dom)
21:00 - 03:30
Juiz de Fora
Cultural Bar

Agenda completa