Audiovisual na praça

Audiovisual na praça

Audiovisual na praça
Durante uma semana, aproximadamente 35 mil pessoas se reúnem numa pequena cidade histórica para respirar a cultura audiovisual. Com oficinas, debates, seminário, exposições, lançamento de livros, cortejo da arte e a exibição de 100 filmes em pré-estreias nacionais e mundiais,  a Mostra de Cinema de Tiradentes chega à sua 18ª edição consolidada como a maior plataforma de lançamento do cinema brasileiro independente,  inaugurando o calendário audiovisual do país em 2015 com a programação entre os dias 23 e 31 de janeiro.
E a apenas 150km de JF, o evento é destino de vários juiz-foranos que desembarcam na cidade.
Lucas Duarte vai pela primeira vez. "Sou doido com Tiradentes e por cinema e o filme de uma amiga minha foi selecionado pra mostra, então vou pra prestigiar. Ouvi excelentes recomendações do festival e acredito que este seja um dos mais importantes do país".
Carol Caniato também faz estreia no festival. Mestranda em Comunicação Social, ela é diretora do curta "Marx Pode Sair", que vai passar na Mostra Cena Mineira.  "Vai ser a segunda exibição do filme, que ganhou o prêmio incentivo do Primeiro Plano. A mostra sem dúvidas conquistou um espaço muito importante no cenário nacional. Há anos ouço falar dela. Acho um privilégio para os produtores da região terem um festival preocupado com o que tem se produzido por aqui, ainda mais por conta da visibilidade que tem. Pra nós vai ser uma experiência maraviilhosa ver nosso filme exibido lá. Estamos muito felizes com a conquista!", comemora.
Uma das atrizes do curta "Marx pode sair", e roteirista do infantil "Sansão", Analu Pitta participa do festival desde 2009. "É incrível ter a oportunidade de assistir curtas e longas metragens nacionais que raramente chegam aos cinemas de Juiz de Fora; Além disso, é revigorante entrar em contato com quem, assim como eu, está batalhando para fazer cinema hoje, no país. Sempre volto dos festivais com a sensação muito gostosa de que sim, vale a pena fazer filmes, sempre e sempre. Essa edição é ainda mais especial para mim porque, pela primeira vez, filmes nos quais participei serão exibidos. Eventos como o festival de Tiradentes são cruciais para a produção de cinema na região: um espaço realmente interessante para exibir seu filme, para debater, para ver as pessoas vendo algo que começa tão íntimo, é empolgante, é o que sustenta, em muita gente, a vontade de persistir fazendo filmes de maneira independente", conta.
Fotos: Divulgação evento
Oferecida gratuitamente, a 18ª edição homenageia a atriz Dira Paes. Na abertura, será exibido o longa-metragem inédito "Órfãos do Eldorado", em que Dira atua sob direção de Guilherme Coelho em adaptação do romance do autor amazonense Milton Hatoum. Confira mais detalhes clicando aqui.
Publicidade

Zine Cultural
PRÓXIMOS EVENTOS

Agenda completa
Programação cultural @ MAMM
Hoje Outros Eventos
07 12
16:00 - 18:00
Juiz de Fora
MAMM | Museu de Artes Murilo Mendes

Exposição “Vai, Caminhante” @ Memorial da República Presidente Itamar Franco
Exposição de arte
11 12
19:00 - 21:00
Conceição do Ibitipoca
Memorial da República Presidente Itamar Franco

Exposição “Comum Lugar” @ Mercado Muncipal
Exposição de arte
11 12
19:00 - 21:00
Juiz de Fora
Mercado Municipal

Dose Dupla com Eminência Parda e A Zagaia @ Cultural Bar
Show
12 12
21:00 - 05:00
Juiz de Fora
Cultural Bar

Agenda completa