Você sabe o que o Palhaço Rosquinha e o Zine têm em comum? Os dois tem como propósito te ajudar a se divertir!
Há 20 anos, o Valdir Alves dá vida ao palhágico que encanta o público com suas mágicas e clássicas palhaçadas.

Antes do Palhaço Rosquinha
Antes de colocar o nariz de palhaço no rosto, o Valdir começou sua carreira artística por outro caminho. Tudo começou lá no bairro Linhares, em 1995, quando ele passou a integrar o Grupo Encenarte do Colégio Caic. A estreia nos palcos foi com o espetáculo “A Verdadeira História da Cinderela” e muitos outros vieram depois desse.
Buscando se desenvolver ainda mais no meio artístico, Valdir participou de diversos cursos livres de teatro e oficinas e, hoje, além de palhaço, ele também é ator e diretor.
Ao longo de sua trajetória ele já escreveu, produziu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos, com destaque para: “O Bicho Papão”, “Hoje tem Alegria” e “Mágicas e Tonteiras”. Além disso, Valdir também fundou seu próprio grupo teatral, a Cia Os Mensageiros.
A versatilidade de Valdir com o Rosquinha
O primeiro contato com a arte da palhaçaria veio em 2005, após participar de uma oficina do Circo Koslov. Foi a partir deste ponto que Valdir começou a se interessar sobre a área e criou o Palhaço Rosquinha.
Assim, ele começou a fazer apresentações em eventos infantis, festas de aniversário e festivais de teatro e circo e o Rosquinha e a palhaçaria foram ganhando cada vez mais espaço em sua vida.
Em 2012, além de espetáculos com a linguagem da palhaçaria, Valdir decidiu se desenvolver em uma outra área e começou a estudar mágica. Desta forma, ele introduziu truques de mágica em suas apresentações e virou um “palhágico”.
Ah, não podemos esquecer de mencionar que o Valdir também oferta sua própria oficina de palhaço, desde 2018, para quem deseja começar nesta área. O Iuri (@fontanaiuri) já se arriscou por lá, dá uma olhada no relato dele:
Novas Mágicas e Velhas Tonteiras – 20 anos de Palhaço Rosquinha
Em 2025, o Palhaço Rosquinha celebra seus 20 anos em grande estilo. Ele irá lançar seu mais novo espetáculo: “Novas Mágica e Velhas Tonteiras”, que une números clássicos do início da carreira e outras mágicas impactantes.
“A gente conseguiu investir e produzir um cenário bem bonito, com elementos de circo. Eu tive a mentoria de um grande mágico que está junto comigo, criando alguns efeitos, enfim, o espetáculo está ficando bem bonito e bem legal.” – Valdir Alves
O espetáculo foi contemplado pelo Programa Cultural Murilo Mendes, através do edital Murilão 2024. Além disso, a peça também conta com apoio da empresa Mago da Redação, que levará crianças de escola pública para curtirem a apresentação.
“Novas Mágica e Velhas Tonteiras” estreia no dia 13/08 (quarta-feira), no Cine-Theatro Central, em uma apresentação fechada, apenas para alunos de algumas escolas e instituições de Juiz de Fora. Mas no dia 16/08 (sábado), o público em geral pode conferir a performance do Palhaço Rosquinha no palco do Teatro Paschoal Carlos Magno.
Confira mais informações e como adquirir seu ingresso na agenda.
“Fica aí o convite: vem todo mundo que vai ser muito legal! Aguardo todo mundo lá, a família toda, é para todas as idades. Tenho certeza que todo mundo vai sair de lá com muita alegria no coração e muita magia para levar para a vida.” – Valdir Alves
A história do Palhaço Rosquinha é “pessionante”, não é mesmo? Acompanhe o Rosquinha no Instagram para se divertir e dar boas risadas.

